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10 Dicas para um Sono Saudável

Você sabia que seguindo alguns passos pode ter um sono e uma vida mais saudável?

08 de janeiro

1- Manter ou iniciar um programa de atividade física aeróbica, aumentando lenta e progressivamente o tempo e intensidade do exercício, respeitando sua capacidade individual, sem esforço excessivo. Por exemplo: nadar, andar vigorosamente, pedalar, hidroginástica.

 

2- Perder peso corporal pode, dependendo do caso, ser fator determinante para a resolução.

 

3- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas pelo menos 4h antes de dormir.

 

4- Instituir jantar leve e procurar jantar cedo, afim de que não vá dormir logo em seguida a alimentação. O ideal é jantar três horas antes de ir para a cama.

 

5- Evitar o uso de tranquilizantes (calmantes) a noite. Muitas medicações utilizadas para o controle de apetite contém na sua fórmula drogas com ação sedativa. Para saber se é o caso, consultar o médico a respeito.

 

6- Calçar os pés da cabeceira da cama de modo a eleva-la em torno de 10 cm, a fim de dormir com a cabeça e tronco mais alto que o abdômen.

 

7- Procurar dormir de lado. Como não há controle consciente de posição de dormir, sugerimos algum apoio nas costas que nos faça evitar de dormir de barriga para cima. Se for o caso, consulte-nos a respeito.

 

8- Tratar renites, alergias e infecções respiratórias. E necessário manter-se livre de obstruções nasais de qualquer natureza, fazendo uso tópico de soluções nasais conforme prescrição do otorrinolaringologista. Um nariz entupido ou bloqueado requer esforço extra para inalar o ar através dele. Isto cria um vácuo exagerado na garganta e mobilização dos tecidos moles dessa região, resultando em ronco.

 

9- O cigarro provoca irritações e inchaços nos espaços aéreos superiores, piorando as obstruções respiratórias pela diminuição dos referidos espaços.

 

10- Tomar todos as medidas possíveis para tornar o quarto um ambiente acolhedor, silencioso, limpo, escuro e de temperatura agradável.

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