Blog

Lesões Bucais

25 de abril

Caracterizadas por inchaços, manchas ou feridas na boca, nos lábios ou na língua. Cerca de um terço de toda a população sofre ou sofrerá com isso em algum momento da vida. Contudo, qualquer lesão que persista durante uma semana ou mais deve ser examinada por um dentista ou por um profissional da saúde.

Conheça as lesões mais comuns:

 

Aftas

Inflamações não contagiosas que ocorrem dentro da boca. São pequenos e brancas, cercadas por uma área avermelhada. Para preveni-las, evite alimentos muito salgadas, apimentados ou ácidas. Herpes Grupo de bolhas dolorosas que aparecem ao redor dos lábios e, às vezes, debaixo do nariz e ao redor do queixo. A doença é contagiosa e pode ser tratada com medicamentos antivirais.

 

Leucoplasta (placa branca)

Tem aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, mas pode ser causada também por dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.

 

Candidíase (sapinho)

É causada por fungos e aparece na parte interna da boca com aspecto de leite coalhado, placas brancas ou pontos avermelhados. É comum em usuários de dentadura, recém nascidos ou pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Voltar