Odontogeriatria - Odontologia para Pacientes Idosos

01 de abril
O cuidado com a higienização bucal é primordial para os idosos.

Antigamente os tratamentos dentários eram escassos e as pessoas não tinham noção de prevenção, de higienização e nem informações como hoje. Muitas vezes os dentes com cáries grandes não eram tratados e sim extraídos.

Era comum a pessoa chegar a terceira idade sem os dentes naturais e isso era prejudicial a saúde, como um todo. Os dentes garantem maior eficiência mastigatória e a possibilidade de ingerir uma dieta mais adequada e melhor saúde geral, assim a aumenta a possibilidade de enfrentar melhor as doenças mais comuns na terceira idade.

A prevenção odontológica atualmente funciona melhor e oferece boas opções de tratamento. Também é maior a importância que as pessoas dão aos seus dentes pelo reforço das mídias diversas e dos profissionais que levam a prevenção a sério e doutrinam seus pacientes a melhor cuidarem de seus dentes.

Os idosos podem e devem ter seus dentes naturais salvos até o último dos recursos, receberem ensinamentos preventivos que nunca tiveram quando eram jovens.

Alerta
Os idosos estão mais sujeitos a doenças. A doença gengival e periodontal permite que as bactérias da boca entrem na corrente sanguínea e acabem ajudando na formação de trombos que entopem os vasos e as artérias.

Uma doença muito pouco comentada é a pneumonia, em que a cada tossida do paciente, bactérias pulmonares vão para a boca, se instalam e se multiplicam reinfeccionando o paciente quando engolidas.
Artrites e reumatismos debilitam o paciente e dificultam muitas vezes a obtenção de uma boa limpeza dos dentes tão importante nesta fase da vida.