Blog

Síndrome do Respirador Bucal

01 de abril
A respiração nasal é a primeira função vital desenvolvida por ocasião do nascimento. Havendo obstrução via nasal, o indivíduo passa a respirar pela boca, geralmente fazendo uma respiração mista com predomínio da respiração bucal.
 
A síndrome do respirador bucal é um conjunto de sintomas e sinais presentes quando a respiração nasal não consegue ser mantida e persiste a suplência da respiração bucal ou mista.
 
Na criança que respira pela boca por um período prolongado, ocorrem alterações osteomusculares na face que irão interferir na harmonia do crescimento e desenvolvimento craniofacial. Funções importantes como deglutição e mastigação são alteradas e acompanhadas de má oclusão dentária. Também podem apresentar alterações posturais e comportamentais como: agitação, impaciência, ansiedade, impulsividade, irritação, desânimo, dificuldade de atenção e concentração. Os sintomas comportamentais e decorrentes presentes no respirador bucal, são encontrados de forma muito semelhante, no transtorno de deficit de atenção, no prejuízo nas atividades escolares e hiperatividade
.
Um estudo realizado pelo Projeto Respirar entre escolares de primeira a quarta série do ensino fundamental em duas escolas de Porto Alegre concluiu que 64% dos alunos apresentavam sinais e sintomas na Respiração Bucal.
 
Deve-se estar atento as crianças que roncam, babam no travesseiro, que mantem os lábios entreabertos, que tem sono agitado, que são muito ativas e ou apáticas.
 
Os pais devem buscar tratamento das doenças respiratórias ao primeiro sinal para não gravar o quadro.
 
A prevenção primária para o Respirador Bucal é o aleitamento materno que deve ser exclusivo até os seis meses e mantido até por volta dos dois anos de idade, juntamente com a alimentação adequada a idade do bebê, evitando o uso de chupetas e mamadeiras.
 
O respirador bucal, criança ou adulto, necessita de uma atuação precoce multiprofissional para o restabelecimento da respiração nasal, para uma melhor qualidade de vida.
Voltar