Blog

Tratamento Ronco e Apnéia com Aparelho IntraOral

01 de abril
A flacidez muscular faz com que as estruturas da garganta vibrem com o ar, dando origem ao ronco. Se a boca fica aberta, a língua vai pra trás. diminuindo o espaço para a passagem de ar e dificultando o ato de respirar.
 
O Ronco é quando as vias aéreas ficam obstruídas impedindo a passagem do ar em torno de 10 segundos e de 5 a 10 vezes por hora de sono.
 
É um problema de saúde grave porque afeta vários órgãos do nosso corpo como o coração,onde aumenta em 30% a chance de desenvolver arritmias, hipertensão,infarto e AVC.
 
Os sintomas são sonolência diurna excessiva, irritabilidade , fadiga crônica , dificuldade de concentração,memória e planejamento.A sonolência diurna excessiva aumenta em torno de  7 vezes os acidentes automobilísticos e de trabalho.
 
O ronco e um problema de saúde de ordem social e familiar, provocando muitas vezes o afastamento de casais e familiares. Estima –se que 60 % das pessoas acima de 55 anos roncam.
 
No tratamento multidisciplinar a relação médico dentista é como uma via de mão dupla, com especial importância. O tratamento do ronco e apneia pelo dentista sempre deve ter o respaldo  do médico especialista e de uma polissonografia.
 
A polissonografia determina a gravidade da apneia e é realizada como paciente monitorado por um noite em uma Clinica do Sono.
 
O tratamento consta de mudança de hábitos, exercícios físicos, dieta, exercícios com fonoaudióloga e fisioterapeuta. Em alguns casos é necessário a intervenção cirúrgica pelo médico especialista.
 
No tratamento com aparelhos temos o Cpap(Continuos Positive Airway Pressure ou Pressão de Ar Positiva no qual o ar  é soprado sincronizadamente através de uma máscara nasal ligada a um compressor  por uma mangueira, impedindo o colapso das vias aéreas superiores. Como alternativa, no uso de aparelhos temos o aparelho intra – oral indicado para apneias leves e moderadas.
 
É usado durante o sono e ao mesmo tempo estabiliza e mantém a mandíbula para frente, desobstruindo a passagem do ar, impedindo e diminuindo o número de apneias e hipopneias. O tempo para confecção do aparelho é em torno de dois a três dias.
Voltar